Vídeo: Cecel Gonçalves @cecelcreatives
Projeto Social ASM Drop do Bem
O projeto social ASM Drop do Bem é voltado para as crianças e adolescentes da comunidade do sul da Ilha de Florianópolis, em sua maioria estudantes da escola pública inclusive com contra turno escolar, utilizando o esporte como ferramenta de transformação social e educativa, através da prática do Surf. Está em funcionamento desde janeiro de 2015 e atualmente tem a presença média de 20 beneficiários por encontro totalizando cerca de 220 crianças atendidas nos 8 anos de existência.
Histórico
Foi através de sonhos e a busca de ideais de algumas pessoas que tudo começou acontecer de forma natural, foi assim que o Drop do Bem nasceu, através de pessoas apaixonadas pelo surf, com o propósito de fazer o bem, querendo retribuir todos os benefícios que o surf trás para a nossa saúde e ser referência na nossa comunidade.
Durante alguns anos começamos a observar que na nossa comunidade poucas crianças realizavam práticas esportivas, principalmente o surf, sendo que muitas entrando precocemente no mundo das drogas por falta de ocupação, estrutura familiar ou instrução.
Como o surf é um esporte que exige um excelente preparo físico, determinação, concentração e coordenação, começamos então a apresentar o surf para essas crianças e transmitir valores sociais e éticos, aproveitando um potencial natural disponível que temos, uma praia com boas ondas, condições propícias para executar o projeto.
Foi assim que em Janeiro de 2015, sem nenhum recurso e com a doação de 2 pranchas usadas, começamos a realizar o projeto com 2 crianças da nossa comunidade apenas e aos poucos o DROP DO BEM com a presença das famílias na praia, com apoio dos pais das crianças, dos voluntários do bem, foi crescendo e tomando corpo, onde esse ambiente familiar foi a grande base de sustentação.
Logo depois a ASM, Associação de Surf do Matadeiro e Armação fez uma parceria com a escolinha do Matadeiro Surf Club, que começou a disponibilizar todo seu material, estrutura, pranchas e cordinhas para realização das aulas, transformando o projeto realidade e numa referência e exemplo em Santa Catarina e no Brasil.
Objetivos
Promover às crianças e adolescentes acesso à cidadania, ao fortalecimento de vínculos familiares, melhoria do desempenho escolar, a melhor qualidade de vida, por meio da prática do surf e fomentar competições de surf para consolidar essa formação.
- Valorizar e divulgar o projeto como ferramenta de transformação social;
- Promover o Surf como esporte seguro, saudável, transformador e profissional;
- Melhorar a qualidade de vida através do acompanhamento Biopsicossocial;
- Consolidar a entidade proponente do projeto como ferramenta de transformação social e do ponto de vista da gestão no terceiro setor;
- Consolidar quadro multifuncional com profissionais acadêmicos, (Educação Física, Psicologia, Nutrição, dentre outros);
- Proporcionar planos de saúde e seguros quando em suas atividades.
Reconhecimento do Trabalho
Resultados do Drop do Bem
O Projeto Drop do Bem tem alcançado seus objetivos gerando uma grande repercussão inclusive de mídia e redes sociais atraindo diversos interessados em participar inclusive empresas, voluntários e escolas de outras regiões.
Apadrinhamento de Gabriel Medina, Tricampeão Mundial de Surf WSL, e de Adriano Mineirinho, Campeão Mundial de Surf WSL, por meio da MineKalzone.
Este trabalho vem ganhando cada vez mais espaço na mídia, rendendo reportagens ao vivo na NSCTV e NDTV, sobre o projeto social Drop do Bem.
Em reconhecimento a excelência do trabalho executado, o Drop do Bem foi agraciado com a Medalha do Mérito Desportivo, horaria da Câmara Municipal de Florianópolis.